CASA IGARAPÉ
Estudo
Imagens:
Angá Arquitetura
Ano:
2020
Localizada em Alter do Chão, a Casa Igarapé foi pensada como espaço de veraneio. O programa enxuto se justifica pelo dia-a-dia em Alter: a maior parte do dia se passa fora de casa, em passeios pelos rios e mata. O fim de tarde é apreciado da rede da varanda.
O layout foi pensado a partir da geografia local. Os corredores dentro da casa são como igarapés que ligam os usos de forma sutil, criando correntes de vento e ressaltando os espaços de permanência. Além disso, esses vazios trazem a vegetação para dentro da casa, reforçando a sensação de estar no meio da floresta Amazônica. Os blocos: social, serviços e íntimo, se apresentam como ilhas dentro de uma planta simples e funcional. A área social possui uma cozinha integrada que, quando aberta, dobra de tamanho e ganha todo o espaço de varanda que circunda a casa.
Para trazer a floresta para dentro da casa, fizemos com que ela pudesse ser vista de qualquer ponto. Por isso, no fim dos corredores que levam para área íntima, grandes janelas de vidro demarcam o verde como um quadro e criam correntes de vento deixando o ambiente mais fresco. Nos banheiros das suítes, desejava-se também a vista da mata. A ducha externa permite o momento de relaxamento e contemplação.
Para facilitar a construção, a estrutura foi toda modulada em cima de um grid, que inclui também uma possível ampliação da casa com mais duas suítes.
Por fim, seguimos uma composição natural com cores e materiais locais. Tons terrosos que se mantêm delicados e elegantes, deixando em destaque o verde da mata que abraça a casa.